terça-feira, setembro 27, 2005

ideias de festa



E porque o Zézinho faz anos, há que dar ideias para a festa:

Ratos-rabanete Para decorar uma tábua de queijos, nada melhor do que ratos-rabanete a entrar nos buraquinhos de uma fatia de ementhal. Lavar os rabanetes, deixando a raiz (a cauda do rato). Cortar a boca na extremidade oposta à raíz. Cortar um rabanete às rodelas finas. Espetar duas rodelas a fazer de orelhas e dois cravinhos por cima da boca (olhos). Colocar na tábua de queijos.

Sanduiches em espiral Tirar a códea a um pão-de-forma inteiro e cortá-lo em fatias finas no sentido do comprimento. Com o rolo da massa, calcar o pão para o uniformizar. Picar 150 gr fiambre. Bater 100 gr de manteiga até obter um creme ao qual se junta o fiambre. Barrar uma fatia de pão com o creme e enrolar apertando bem. Embrulhar em película aderente e levar ao frigirífico durante pelo menos 2 horas. Na hora de servir, retirar a película aderente e cortar o pão em rodelas. Também se pode fazer uma pasta de requeijão para substituir o creme de fiambre: misturando 150 gr de requeijão, 2 colheres de sopa de natas, 1 colher de sopa de salsa picada e sal. (adapt. de Modesto, Maria de Lourdes. As receitas escolhidas. Lisboa, Editorial Verbo, 2000)

Espetadas de gelatina Preparar gelatina de várias cores e deitar em tabuleiros para solidificar. Guardar no frigorífico. Cortar em cubos que se espetam em pauzinhos, como as espetadas. Alternar as cores. Também se podem alternar as gelatinas com cubos de fruta (ananás, morangos, pêssego...)

Pizzas pequeninas Estender e cortar em círculos uma bola de massa de pão que se comprou no supermercado. Colocar os círculos num tabuleiro previamente untado com azeite e fazer alguns furos em cada um com um garfo para a massa não enfolar. Juntar tomate maduro sem pele e sementes com azeite, sal e oregãos e amassar com as mãos até ter a consistência de um molho grosso. Deitar uma boa colherada em cada círculo de massa e espalhar. Salpicar as pizzas com os ingredientes escolhidos (cubinhos de fiambre, cogumelos em lâminas, chouriço, pimento, etc). Polvilhar com mozzarella em fiapos e levar ao forno até derreter.

Parabéns !!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Adorei as sugestões. A ideia dos ratinhos está o máximo. O Zézinho vai adorar.
Suspiro

quarta-feira, setembro 28, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Os meus parabéns. Acho que criatividade é algo que não vai faltar neste blog.
Já consta dos meus favoritos.

Suspiro

quarta-feira, setembro 28, 2005  

Enviar um comentário

<< Home